Quando falamos de serviço do vinho, estamos evidenciando alguns pontos fundamentais para valorizar a sua qualidade e sobretudo não diminuir o prazer do momento.
Observamos algumas regras:
Temperatura ideal de serviço:
A temperatura de serviço do vinho é muito importante pois, quando o vinho está abaixo da temperatura ideal, a tendência é a inibição dos aromas, e uma maior percepção da acidez. E quando o vinho está quente a percepção do álcool é muito maior.
Portanto:
Os Espumante vão servidos de 3° à 7°C
Vinho Branco e Rosé: de 7° à 13°C
Vinho Tinto: de 14° à 18°C
Preparando a mesa:
Uma regra importante da etiqueta do vinho é colocar a taça de vinho à direita do prato e, à sua esquerda, uma taça ou copo de água, de modo que os convidados podem limpar o paladar de tanto em tanto, para apreciar melhor o vinho.
Ordem de serviço:
É importante seguir uma ordem no serviço do vinho para que o sabor do anterior não interfira na degustação do sucessivo, por isso o serviço inicia do vinho com menos corpo, menos álcool e menos doçura.
Aconselhamos iniciar com os espumantes, seguido dos brancos, tintos e vinho de sobremesa.
Qual a quantidade.
Saber o quanto servir em cada taça também é importante para manter a temperatura do vinho sempre perfeita,
Espumantes: até ¾ da tulipa.
Vinhos brancos: metade da taça;
Vinhos tintos: se estiver usando taças grandes, até ⅓ de altura.
Tempo de conserva de um vinho depois de aberto:
Não mais de 3 dias, na geladeira e possivelmente na posição horizontal.
A taça ideal:
Ela deve ter bojo mais largo e borda mais estreita. Não é necessário ter uma coleção de taças, existe no mercado a taça ISSO ou stand, utilizada na maioria das provas de vinho por profissionais.
Por fim, segure a taça pela haste para que os o perfume e o calor das mãos não interferem com os aromas e a temperatura do vinho.
